quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ação Premiada. Gincana envolve estudantes e incentiva a Cidadania Fiscal

Ação Premiada lança Gincana Fiscal Cidadão

O Grupo de Educação Fiscal de Santiago (GEFM), formado pelas Secretarias da Fazenda e da Educação, realizou no último dia 25 de agosto nas dependências do Auditório Caio Fernando Abreu, junto à Câmara de Vereadores a entrega dos prêmios aos alunos ganhadores do Concurso de Redação, 2ª edição. Estiveram presentes os Vereadores, Secretários Municipais e autoridades convidadas.
Com o tema “Cidadania Fiscal é assim que se faz!” participaram 260 alunos do 5° ano da rede municipal apresentando os três finalistas: em 3º lugar, Pedro Henrique Guareschi Abreu (EMEF Boa Vista), poesia UM ATO CIDADÃO, em 2º lugar, Isabely Dorneles Contessa (EMEF Geraldina Bitencourt Borges) poesia CONTRIBUINTE CONSCIENTE, BRASIL CONTENTE, e em 1º, Nicole Delaflora Dorneles (EMEF Sílvio Aquino) com a poesia CIDADANIA FISCAL É ASSIM QUE SE FAZ! O momento foi caracterizado pela comemoração e emoção por parte das crianças e professores agraciados. As escolas por sua vez receberam o Certificado de Reconhecimento e Participação do Concurso.


Os prêmios entregues são produtos destinados pela Receita Federal do Brasil.
As poesias vencedoras serão publicadas no Jornal Letras Santiaguenses durante a realização da 17ª Feira do Livro.
Na sequência a palestra do Sr. Carlos Humberto Munaretto, procurador do Município, comentou sobre “Cidadania Fiscal. Responsabilidade e Atitude” marcando o lançamento da Gincana Fiscal Cidadão focando o cenário atual através da origem dos impostos e funções dos tributos, dando ênfase a cidadania enquanto mecanismo capaz de garantir a efetivação dos direitos fundamentais como dignidade humana.



         
Para o PMEF, a gincana “Fiscal Cidadão - Ação Premiada na Escola” pretende despertar nos alunos e comunidade escolar o conhecimento sobre impostos e o acompanhamento na aplicação dos recursos no município. As tarefas aplicadas até o final de novembro envolvem a produção artística (texto, desenho, teatro e música), disseminação e mobilização dos assuntos importantes como consumo consciente, os objetivos do milênio, orçamento familiar, conduta e cidadania, envolvendo estudantes das escolas Heron Ribeiro (Equipe Fênix), Sílvio Aquino (Geração Fiscal), Boa Vista (Tribo Fiscal), Aurora Lubnon (Audácia e Divergentes), Manoel Abreu (Guerreiros do Maneco) e Severino Azambuja (Super Fiscal), que se tornam pontos de troca das notas fiscais por cautela na Campanha Ação Premiada, divulgadores da Nota Fiscal Gaúcha e Nota de Serviços Educadora.

Confira as Equipes participantes.


           Aurora Lubnon (Audácia e Divergentes)

          Boa Vista (Tribo Fiscal)

       Severino Azambuja (Super Fiscal)


       Sílvio Aquino (Geração Fiscal)

       Heron Ribeiro (Equipe Fênix)


        Manoel Abreu (Guerreiros do Maneco)

“Eventos como a Gincana Fiscal Cidadão demonstram que é possível levar até os jovens assuntos sérios como a questão de impostos, trazendo para a sala de aula a discussão em torno de algo tão importante para todos nós cidadãos, afinal, ninguém vive isolado e sem conviver diariamente com os tributos. Todos nós utilizamos as estradas, a saúde, à educação e outros serviços ofertados pelo Município, e a aplicação e ampliação destes serviços depende da consciência de cada um para que possamos banir a sonegação e contribuir para a construção de uma sociedade justa. Nosso dia-a-dia está cercado desse assunto, seja no pão que compramos na padaria, na roupa nova, no carro que deixamos de emplacar em nossa cidade, na prestação de diversos serviços que utilizamos com profissionais da cidade e outros tantos exemplos. Percebemos o empenho de cada equipe em sua escola/comunidade o total envolvimento e é isso que nos motiva a continuar este trabalho tão importante e que vem sendo reconhecido pelo desenvolvimento de ações simples e práticas que envolvem toda a comunidade escolar fortalecendo a cidadania”, declarou o Secretário da Fazenda, Sérgio Luiz Perufo.

25/08/2015
SecFaz – ICMS
Município de Santiago



Nenhum comentário:

Postar um comentário