segunda-feira, 11 de abril de 2016

Escola Cidadã - uma iniciativa à Cidadania

Com o intuito de motivar a participação efetiva das escolas em desenvolver os temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), juntamente com o Setor Pedagógico da Secretaria de Município da Educação (SMEC) e Secretaria da Fazenda promovem o Título Escola-Cidadã, Educação Fiscal: O Caminho da Cidadania.
Início das inscrições
11/04/2016

Fim das inscrições
13/05/2016


Tema
Escola Cidadã
Um caminho para construção e fortalecimento da cidadania


Educação Fiscal: O Caminho da Cidadania será promovido pelo Município de Santiago, através do Programa Municipal de Educação Fiscal conforme Lei 156/2009, tornando necessário o desenvolvimento da temática Educação Fiscal, de forma transversal, nas escolas municipais, coordenado pelas Secretarias Municipais da Fazenda, Grupo de Educação Fiscal Municipal e Secretaria da Educação, com apoio da Receita Federal do Brasil e Receita Estadual.

Como a escola pode participar e divulgar?
Veja no site http://www.santiago.rs.com.br/educacao-fiscal o regulamento e materiais completos de divulgação.
O prazo limite para envio do material pelas escolas é dia 13 de maio de 2016.
Você Professor (a), Diretor (a), Pai, Mãe: leve essa ideia para Escola e ajude a formar uma sociedade mais consciente e participativa!

Premiação e Reconhecimento da Escola-Cidadã
Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização em torno do tema Educação Fiscal poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã. Basta relatar as experiências desenvolvidas no projeto no campo “Plano de Sensibilização e Mobilização” da Ficha de Participação, sendo certificada através da participação do Projeto: “Educação Fiscal o Caminho para a Cidadania”.

Conheça as escolas que já participaram:
Durante o ano de 2015 as EMEF´s e EMEI´s propuseram ações de prática cultural, literária e fiscal entre as crianças e jovens com criatividade e interdisciplinaridade no que se refere à Educação Fiscal e o exercício da Cidadania. Os projetos avaliados através de relatório e acompanhamentos que se destacaram no tema: Educação Fiscal, ensinando valores, construindo vencedores. Trabalho realizado com conceitos básicos de tributo, por que pedir nota fiscal, direitos e deveres e pequenas corrupções, diga NÂO.
EMEI Boa Vista “Educação Fiscal – Um ato de transformação social” possibilitando a construção da identidade da criança, favorecendo a descobertas para a cidadania o real conhecimento da sua realidade.

EMEI Recanto da Alegria “Educação Infantil – Abrindo portas para cidadania” ampliando o conhecimento de sua cidadania bem como sua importância na sociedade que vive em situações cotidianas em que o uso da nota fiscal faz-se necessário, reconhecer a importância do trabalho de cada pessoa em promover atitudes de respeito, ética e cidadania e que todos têm seus direitos e deveres.

E EMEF Silvio Aquino “Uma escola cidadã faz a diferença” com a temática Educação Fiscal, de olho na Cidadania. Os conhecimentos abordados como: o valor social dos tributos, patrimônio público, empreendedorismo e educação financeira proporcionaram aos alunos práticas individuais e coletivas na busca de uma sociedade justa, humana e fraterna assumindo ativamente o seu papel como fiscal cidadão.

Essas iniciativas recebem:
I – um micro system, Certificado de Reconhecimento Título Escola-Cidadã para a escola; e
II – um DVD, para o professor coordenador; 

Leia o regulamento e participe! Boa Sorte!

Dúvidas:
Envie um e-mail para educfiscalsantiago@gmail.com

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Santiago, desde 2008, por meio da Secretaria da Fazenda e Secretaria da Educação e Cultura, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual. De acordo com o Grupo de Educação fiscal Municipal (GEFM) a missão do programa é “ estimular a mudança de valores, crenças e culturas no indivíduo, na perspectiva da formação de um ser integral, como meio de possibilitar o pleno exercício da cidadania e proporcionar a transformação social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário