terça-feira, 15 de março de 2016

"Léo, o piratinha teimoso" exemplo de cidadania para os alunos do pré da EMEF Manoel Abreu

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) Manoel Abreu, nesta segunda-feira (14) realizando o Projeto “Educação Fiscal! Eu Participo!”, com 41 alunos da escola.

O projeto é uma atividade que consiste em estimular o professor a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia da apresentação, o aluno apresenta uma das atividades e uma nota fiscal para a troca por um produto (geralmente um agasalho e/ou brinquedo) destinado pela Receita Federal do Brasil.

Dentre as atividades realizadas pelos professores, aconteceu uma vivencia real com os alunos da pré-escola, que ficaram encantados com a história “Leo, o piratinha teimoso” contada pelo Capitão Fiscal (interpretado por Rodrigo Neres). Onde pela imaginação foram conduzidos a Terra do Nunca a procura de um mapa do tesouro que os levaria a um baú de riquezas e surpresas. Porém a teimosia de Léo sempre o impedia de ver o que continha no baú.  Para descobrir o tesouro Léo precisava ter um bom comportamento e sempre lembrar o Papai e a Mamãe de pedir nota fiscal nas compras da casa. “Cada cupom garante um futuro melhor para nossa cidade e um baú de riquezas com mais saúde e educação através da arrecadação dos tributos”.


Os pais dos alunos estarão engajados neste projeto, acompanhando as atividades e respondendo a uma pesquisa sobre: ‘’Você considera importante que as crianças, desde pequenas, aprendam sobre cidadania e a exigência da nota fiscal na compra de uma mercadoria ou serviço?’’

Segundo a vice-diretora Cáren Castro: ‘’ O trabalho de participação da Educação Fiscal é muito válido e o mais interessante é o comprometimento, participação e interação dos pais com a escola, houve ligações dos pais para saber a procedência dos produtos do projeto destinados aos alunos, mostrando que a família, juntamente com a escola, é essencial na educação e construção de valores, principalmente a ética. ’’




Na oportunidade também foi apresentado o calendário de atividades do PMEF convidando os docentes a participarem dos projetos a serem desenvolvidos. 


O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santiago, desde 2008, através das Secretarias da Fazenda e Educação e Cultura, em parceria com a Receita Federal do Brasil e Receita Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário